maio 26, 2016

Preparar para os exames



Disse no último post que era tempo de me dedicar ao estudo. Já o tinha dito no snapchat também. Tempo de exames não perdoa ninguém e está mesmo à porta.
Muitos de vocês me perguntaram o meu método. E todos concordaram que não era tarde para o mostrar. Sendo assim, é agora.

Sou-vos sincera, nunca tive um método de estudo. Sempre fui estudando e acabava por resultar. No entanto, este ano, isso teve de mudar. Universidade e Direito exigiram isso de mim. Não sabia muito bem o que devia fazer, mas fui desenvolvendo um método que acabou por se adequar a mim.
Dito isto, este é o meu método de estudo. Espero que vos possa ajudar.

O primeiro passo é organização. Para isso conto com a minha agenda da Mr. Wonderful. Verdade seja dita, sempre fui fã de ter agendas físicas, no entanto nem a meio do ano ia e acabava por desistir delas. Não sei se por necessidade, se por ser mega cute, a agenda da Mr. Wonderful é parte obrigatória do meu dia a dia. Não há dia que não a abra, não há dia que não lhe escreva. E é, sem duvida, uma grande ajuda no que toca a planear o estudo.

Estudo planeado, é hora de "por a mão na massa". Sei o que tenho de estudar e a partir daí é pegar nas sebentas ou nos chamados resumos e começar a sublinhar. Cor, cor, e mais cor. Enquanto o fazem estão a ler os vossos apontamentos e acabam também por os tornar mais apelativos e menos "chatos", o que é logo ponto a favor. Além disso, se atribuírem códigos de importância às cores, vão saber aquilo que tem de saber com mais pormenor e o que é menos importante.

Depois disto, é só focar-me no que tenho para estudar. Ler e reler as vezes que forem precisas. Um dos meus truques é gravar-me. Assim, antes de ir para a cama, ouço tudo aquilo que estudei ainda que não esteja realmente a estudar. Acreditem, ajuda imenso.

Quando acho que a matéria está mais ou menos consolidada, é hora de fazer uma espécie de "índice", Só com títulos e subtítulos. Ponho os resumos de lado, e lendo os títulos recordo a matéria, o que faz com que perceba em que partes é que é preciso incidir mais. Depois, é tempo dos exercícios. Resolver exames anteriores, por exemplo, consegue mostrar-vos se estão preparados para o que vem aí ou se precisam de estudar um bocadinho mais.

Por fim e outra dica mega importante é ter um horário. Isso vai fazer com que o vosso corpo descanse e esteja pronto para trabalhar não se desgastando tão facilmente. Assim, acabam por ter tempo para estudar mas também para umas pausas, por sinal excelentes para a sanidade mental de qualquer um, ahah.

E pronto, acho que estas são as principais dicas que vos posso dar e são também as dicas que sigo no meu próprio estudo.
Espero que as achem tão úteis como eu.
Agora é tempo de arrasar nestes exames!!

ps: se tiverem alguma dica que gostassem de partilhar sintam-se à vontade para o fazer nos comentários.

Beijoquinhas

8 comentários:

  1. Uma pessoa fica sem palavras!!
    Está ótimo!
    Adorei as dicas. Algumas já as sigo, outras nem por isso. Em relação à agenda também compro sempre mas acabo por desistir logo idk. Sempre ouvi falar sobre esse método de gravar a nossa voz, mas nunca experimentei. Acho que para a próxima o farei!
    Obrigada pelas dicas
    Boa sorte nos exames e sucesso em tudo
    Mais uma vez, os meus sinceros parabéns!
    Beijinhos <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. consegues ser sempre tão querida ☺️☺️
      obrigada, mesmo 😘😘

      Eliminar
  2. Ola Linda, Tudo Bem? Adoro o post:)
    Bjs Open Kloset
    Passatempo/Giveaway(valor 420€)https://www.facebook.com/openklosetfashion/posts/781623398641842:0
    Novo Post:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/05/sushi-design-restaurant.html
    Instagram:@openklosetfashion
    Snapchat:OpenKloset

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas, já faço algumas das coisas que fazes!
    Nunca tinha pensado em gravar-me a ler a matéria para depois ouvir, vou fazer isso.
    Passa pelo meu blog :)

    https://themarchstyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exprimenta e depois diz o que achaste ☺️ beijinho

      Eliminar
  4. Adoro ler posts sobre organização e métodos de estudo! Apesar de saber que temos de adaptar os métodos às nossas personalidades ler sobre o que resulta com as outras pessoas ajuda :)
    xx Rita
    http://o-blogdaritinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, querida! um beijinho 😘

      Eliminar